São atribuições típicas da Secretaria Geral da Unidade:
- preparar, convocar e acompanhar as reuniões da Congregação;
- lavrar as atas de reuniões, arquivá-las e divulgá-las;
- apoiar as atividades administrativas da Diretoria e Vice-Diretoria da Unidade;
- coordenar e executar as atividades relativas à cerimônia de colação de grau dos (as) alunos (as) de graduação da Unidade;
- executar as atividades relativas à realização dos concursos públicos para a carreira de magistério superior (efetivos);
- executar atividades relativas a processos de progressões e promoções docentes;
- redigir e elaborar atos administrativos (atas, ofícios, editais, portarias, despachos, pareceres, comunicados, resoluções, entre outros);
- gerenciar contatos e despachos da Diretoria;
- planejar solenidades de colação de grau e da secretaria geral/diretoria;
- coordenar o fluxo e a manutenção dos documentos da Diretoria;
- administrar o sistema eletrônico de consultas da UFMG quando ocorrem eleições internas;
- organizar a consulta eleitoral para escolha da diretoria da Unidade (lista tríplice) e apoiar a Comissão Eleitoral Local e Central;
- receber demandas da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos em educação e discentes) relativas ao setor;