Colação de grau oficial

Constitui-se como ato acadêmico público e solene, realizado em sessão da Congregação da Unidade acadêmica da UFMG que sedia o curso. O ato de colação de grau é realizado após o encerramento do período letivo, conforme estabelecido no Calendário Escolar da UFMG.

A colação de grau ocorre sob a direção do Presidente presidente da Congregação da Unidade ou representante e conta com a participação somente do estudante que houver cumprido todos os requisitos exigidos para a obtenção do diploma.

Em casos excepcionais, a requerimento do interessado e a critério do Diretor da Unidade, poderá ser conferido grau em ato administrativo presidido pelo Diretor (colação antecipada), na presença de, pelo menos, duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade, em dia, horário e local acordados entre o requerente e o Diretor da Unidade Acadêmica.

Será facultado a diferentes Unidades Acadêmicas agruparem-se para a realização de cerimônia conjunta de colação de grau. Os colegiados dos cursos de graduação deverão enviar a lista completa de alunos (as) aptos a colar o grau à Secretaria Geral da Unidade, por meio do SEI-UFMG, que tomará as providências junto à Diretoria, com relação à data e horário da cerimônia de colação de grau.

Orientações para a cerimônia de colação de grau

Respeitado o Regimento Geral da UFMG, as unidades acadêmicas acadêmicas podem definir, em seu âmbito, regras específicas para o processo de colação de grau. Veja as instruções para a colação de grau oficial (em construção).

Visando atender ao disposto pela Portaria nº1951/2020/Gabinete da Reitora (anexa), para operacionalização do processo de colação de grau no SEI, as Unidades Acadêmicas deverão seguir as seguintes instruções.

1) Cadastro do aluno como usuário externo
Os alunos (UFMG) não possuem acesso direto ao SEI, sendo necessário que os mesmos se cadastrem como usuários externos. O próprio aluno solicitará o cadastro e a Comissão Técnica do SEI realizará a liberação do acesso, conforme fluxo descrito a seguir:
1.1) Com antecedência, os colegiados/seção de ensino dos cursos de graduação da unidade devem comunicar aos alunos que vão colar grau sobre a necessidade de se cadastrarem no SEI como usuários externos, através deste link. Todas as instruções para o cadastramento e posterior assinatura estão disponíveis no Manual do Usuário Externo UFMG.
1.2) O prazo para habilitação dos usuário o sistema após o cadastro e o envio da documentação, conforme as instruções de cadastramento, é em torno de 2 dias úteis.
1.3) O cadastramento externo no SEI-UFMG é de responsabilidade do (a) próprio (a) aluno (a), sendo obrigatório até a data da colação de grau. A assinatura da ata será liberada logo após a conferência de presença na colação de grau;

2) Criação do Processo no SEI
No SEI, a secretaria geral da unidade acadêmica deverá:
2.1) Criar o processo Graduação: Colação de grau.
2.2) Incluir no processo criado o documento do tipo Ata, editando-o com as informações pertinentes.
2.3) Assinar a ata e disponibilizar o documento da ata para assinaturas dos (as) alunos (as) que fizeram cadastro no SEI-UFMG (recurso “Gerenciar Liberações para Assinatura Externa”) e incluir em bloco de assinatura para diretor da unidade e testemunhas.
2.4) Compartilhar o processo com os colegiados/seção de ensino dos cursos de graduação, que deverão:
a) acompanhar a assinatura dos formandos (as) na (s) respectiva (s) ata (s) de colação;
b) emitir as declarações de conclusão de curso somente para os (as) alunos (as) que assinarem devidamente a ata de colação de grau;
c) orientar os (as) alunos (as) com relação à abertura de processo para solicitação de emissão de diploma de graduação;

Informações e condições necessárias

Terão direito a participar da Solenidade de Colação de Grau em sessão solene e pública da Congregação, sob a presidência da Congregação da Unidade ou do Reitor, quando presente, todos os alunos que tenham integralizado o curso de graduação, conforme art. 92 do Regimento Geral da UFMG.

Documentos necessários

Para início do processo de colação de grau, será necessário por parte do estudante o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela Universidade para cada curso de graduação. Tanto para o processo de colação de grau em sessão solene (colação de grau oficial) quanto para o processo em ato administrativo (colação de grau antecipada), deverão constar, pelo menos, os seguintes documentos:

1. Juramento do curso:
* Arquivologia
* Biblioteconomia
* Museologia
2. Ata de colação de grau (elaborada pela Secretaria Geral e assinada pelos presentes na colação de grau e autoridades);
3. Declaração de colação de grau (emitida pelos respectivos Colegiados dos cursos de graduação somente após a assinatura da ata de colação de grau);

Regimento Geral da UFMG
Normas Gerais de Graduação da UFMG
Portaria nº1951/2020/Gabinete da Reitora (anexa) – Autoriza os Diretores das Unidades Acadêmicas a executar remotamente a cerimônia de Colação de Grau, enquanto permanecer a decretação de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do COVID-19.

Fonte: Base de Conhecimento SEI-UFMG