Colação de grau oficial

Constitui-se como ato acadêmico público e solene, realizado em sessão da Congregação da Unidade acadêmica da UFMG que sedia o curso. O ato de colação de grau é realizado após o encerramento do período letivo, conforme estabelecido no Calendário Escolar da UFMG.

A colação de grau ocorre sob a direção do Presidente da Congregação da Unidade (Diretor ou Vice) e conta com a participação dos estudantes que houverem cumprido todos os requisitos exigidos para a obtenção do diploma.

Em casos excepcionais, a requerimento do interessado e a critério da Diretoria da Unidade, poderá ser conferido grau em ato administrativo presidido pelo Diretor ou Vice-Diretor (colação antecipada), na presença de, pelo menos, duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade, em dia, horário e local acordados entre o requerente e o Diretor da Unidade Acadêmica.

Será facultado a diferentes Unidades Acadêmicas agruparem-se para a realização de cerimônia conjunta de colação de grau. Os colegiados dos cursos de graduação deverão enviar a lista completa de alunos (as) aptos a colar o grau à Secretaria Geral da Unidade, por meio do SEI-UFMG (Graduação: Colação de Grau). A Secretaria tomará as providências junto à Diretoria da Unidade, com relação à data e horário da cerimônia de colação de grau.

Atenção: A Secretaria Geral NÃO é responsável por diplomas, histórico escolar, entre outros. Para solicitar este tipo de documentação verifique diretamente no seu respectivo Colegiado ou Seção de Ensino.

Colação de Grau – 02-2022 – Dia 24 de março de 2023, às 14 horas no Centro de Atividades Didáticas I (CAD I)
Orientações para a cerimônia de colação de grau

Respeitado o Regimento Geral da UFMG, as unidades acadêmicas podem definir, em seu âmbito, regras específicas para o processo de colação de grau. Veja as instruções para a colação de grau oficial – Resolução Nº 1, de 08 de março de 2023, que dispõe sobre a realização de solenidades de Colação de Grau no âmbito da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Visando atender ao disposto pela Portaria Nº 1951/2020/Gabinete da Reitora (anexa), para operacionalização do processo de colação de grau no SEI-UFMG, as Unidades Acadêmicas deverão seguir as seguintes instruções:

1) Cadastro do (a) aluno (a) como usuário externo:
Os (as) alunos (as) não possuem acesso direto ao sistema SEI-UFMG, sendo necessário que os mesmos se cadastrem como usuários externos. O (a) próprio (a) aluno (a) solicitará o cadastro externo e a Comissão Técnica do SEI-UFMG realizará a liberação do acesso, conforme fluxo descrito a seguir:
1.1) Com antecedência, os colegiados/seção de ensino dos cursos de graduação da unidade devem comunicar aos alunos que vão colar grau sobre a necessidade de se cadastrarem no SEI como usuários externos, através deste link. Todas as instruções para o cadastramento e posterior assinatura estão disponíveis no Manual do Usuário Externo UFMG.
1.2) O prazo para habilitação dos usuários no sistema (após o cadastro e o envio da documentação), conforme as instruções de cadastramento, é em torno de 2 dias úteis.
1.3) O cadastramento externo no SEI-UFMG é de responsabilidade do (a) próprio (a) aluno (a), sendo obrigatório que o realizem com a devida antecedência – pelo menos dois dias úteis antes da realização da data da colação de grau. A assinatura da ata será liberada logo após a conferência de presença na colação de grau. Atenção: A ata de colação de grau é compartilhada com os discentes que fizeram o cadastro externo. Caso o mesmo seja feito fora do prazo, o discente deve comunicar à secretaria geral (secrgeral@eci.ufmg.br) para que seja possível a concessão de acesso ao documento.

2) Criação do Processo no SEI
No SEI, a secretaria geral da unidade acadêmica deverá:
2.1) Criar o processo Graduação: Colação de grau.
2.2) Incluir no processo criado o documento do tipo Ata, editando-o com as informações pertinentes.
2.3) Assinar a ata e disponibilizar o documento da ata para assinaturas dos (as) alunos (as) que fizeram cadastro no SEI-UFMG (recurso “Gerenciar Liberações para Assinatura Externa”) e incluir em bloco de assinatura para diretor da unidade, testemunhas e autoridades.
2.4) Compartilhar o processo com os colegiados/seção de ensino dos cursos de graduação, que deverão:
a) acompanhar a assinatura dos formandos (as) na (s) respectiva (s) ata (s) de colação;
b) emitir as declarações de conclusão de curso somente para os (as) alunos (as) que assinarem devidamente a ata de colação de grau;
c) orientar os (as) alunos (as) com relação à abertura de processo para solicitação de emissão de diploma de graduação;

INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES NECESSÁRIAS

Terão direito a participar da Solenidade de Colação de Grau em sessão solene e pública da Congregação, sob a presidência do Diretor da Unidade ou do Reitor, quando presente, todos os (as) alunos (as) que tenham integralizado o curso de graduação, conforme art. 92 do Regimento Geral da UFMG.

DA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

Para início do processo de colação de grau, será necessário por parte do estudante o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela Universidade para cada curso de graduação. Tanto para o processo de colação de grau em sessão solene (colação de grau oficial) quanto para o processo em ato administrativo (colação de grau antecipada), deverão constar, pelo menos, os seguintes documentos:

1. Juramentos dos cursos:
* Arquivologia
* Biblioteconomia
* Museologia
2. Ata de colação de grau (elaborada pela Secretaria Geral e assinada pelos presentes na colação de grau e autoridades presentes);
3. Declaração de colação de grau (emitida e devidamente assinada pelos respectivos Colegiados dos cursos de graduação. Serão fornecidas somente após a assinatura da ata de colação de grau no SEI-UFMG);

BASE LEGAL

Regimento Geral da UFMG
Normas Gerais de Graduação da UFMG
Portaria nº1951/2020/Gabinete da Reitora (anexa) – Autoriza os Diretores das Unidades Acadêmicas a executar remotamente a cerimônia de Colação de Grau, enquanto permanecer a decretação de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do COVID-19.

Fonte: Base de Conhecimento SEI-UFMG