Processos indiretos

Abaixo seguem algumas orientações relativas a processos que, em um certo momento, passam pela secretaria geral e necessitam da aprovação da Diretoria ou pela Congregação da Unidade:

Aprovação de Projetos de Extensão no âmbito da Congregação: Os (as) interessados (as) devem primeiramente verificar sobre a necessidade de aprovação das atividades de extensão (curso, evento, prestação de serviço, projeto, programa) junto ao Colegiado do Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação (CENEX/ECI). Solicita-se que, antes de enviar o processo via SEI-UFMG para a aprovação da Congregação/Diretoria, que o (a) interessado (a) verifique os trâmites necessários com o setor responsável pela análise dos processos (CENEX/ECI). Pedimos que o processo seja enviado, via SEI-UFMG para a Secretaria Geral/Diretoria somente após todas as aprovações necessárias, de acordo com orientações do CENEX/ECI. Em seguida, será possível submeter a sua demanda para a análise dos membros da Congregação (solicita-se o prazo mínimo de uma semana antes da reunião – para isso, veja o calendário de reuniões). Verifique na Base de Conhecimento, disponível no SEI-UFMG, as orientações constantes nos itens 79 a 85 que tratam de processos relativos à extensão. Para mais informações sobre os procedimentos consulte a secretaria/coordenação do Centro de Extensão da Unidade (CENEX/ECI).

Reconhecimento de Empresa Júnior

Submissão de Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP/UFMG)

Convênios e instrumentos congêneres (Termo, Acordo de Cooperação e Protocolo de Intenções definição; acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação definição;

Definição de supervisor de docente em estágio probatório: o servidor docente, durante o período de estágio probatório, contará com a supervisão de um professor estável, pertencente à classe de magistério igual ou superior à sua, designado pela Câmara Departamental ou a estrutura equivalente a ela, conforme o caso (Art. 4º da Resolução do Conselho Universitário nº30-A/1999). Os procedimentos para designação do supervisor e suas competências estão detalhadas na Resolução. É obrigatória a abertura de processo no SEI-UFMG. Para mais informações consulte as secretarias/chefias dos Departamentos. Para mais informações consulte a página da PRORH/UFMG.

Procedimentos para criação de grupos de pesquisa: nos termos da Resolução CEPE 02/2019, para participar do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq é necessário, inicialmente, que o grupo de pesquisa tenha sido avaliado e aprovado pela Câmara Departamental ou estrutura equivalente, bem como pela Congregação da Unidade Acadêmica à qual se vincula. Consulte primeiramente a secretaria/chefias dos Departamentos sobre os trâmites necessários antes de enviar, via SEI-UFMG, o processo para a Secretaria Geral da Unidade.

Afastamento para estudo ou missão no exterior: cabe à Congregação deliberar sobre afastamento de docentes e de servidores técnicos e administrativos para fins de aperfeiçoamento (Art. 42, inciso XVII do Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, de 04/03/1999). É obrigatória a abertura de processo no SEI-UFMG. Consulte a Seção de Pessoal da Unidade e/ou Departamento sobre os trâmites necessários antes de enviar, via SEI-UFMG, o processo para a Secretaria Geral da Unidade.

Atualização de cadastros no SEI-UFMG: A atualização de cadastros relativas à coordenação e chefias de departamentos será gerenciada/atualizada pela Seção de Pessoal da unidade após a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU). Os demais casos são de responsabilidade de cada setor que deve enviar a solicitação de atualização (inserção ou exclusão de usuários) para a equipe do SEI-UFMG, com a portaria de designação em anexo. O e-mail deve ser enviado para sei@ufmg.br.

Processos de reconhecimento de diplomas estrangeiros: realizado através da Plataforma Carolina Bori pelas Comissões designadas para cada Curso de Graduação da Unidade. Clique aqui para verificar as Comissões ativas da Escola de Ciência da Informação.