Colação de grau antecipada

Para início do processo de colação de grau, é necessário, por parte do estudante, o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela Universidade para cada curso de graduação. Para aprovação da colação antecipada, o estudante deve estar com o curso totalmente integralizado, o que implica estar com todas as notas lançadas no diário de classe eletrônico.

O (a) interessado (a) deve, primeiramente, enviar a solicitação de declaração ao seu respectivo Colegiado/Seção de Ensino do Curso por meio de um dos contatos abaixo:

Colegiado do Curso de Arquivologia: colgradarquivo@eci.ufmg.br 
Seção de Ensino do Curso de Biblioteconomia: sensinobiblio@eci.ufmg.br
Colegiado do Curso de Museologia: colgradmuseo@eci.ufmg.br

Em resumo, para solicitar a antecipação de colação de grau, o (a) aluno (a) interessado (a) deve seguir os seguintes passos:

  1. Solicitar ao Colegiado/Seção de Ensino do Curso de graduação ao qual está vinculado a declaração de que está apto a colar o grau;
  2. Solicitar à equipe da Biblioteca Profa. Etelvina Lima o documento de “nada consta” por meio do envio de e-mail para bib@eci.ufmg.br;
  3. Elaborar uma solicitação formal, direcionada à Diretoria da Unidade, por meio de formulário próprio (disponível logo abaixo), justificando a necessidade de colar grau de forma antecipada, acompanhada da comprovação da urgência;

Documentação necessária a ser enviada pelo (a) requerente à Secretaria Geral

  1. Formulário devidamente preenchido (em formato pdf);
  2. Declaração de conclusão de curso emitida pelo colegiado/seção de ensino do curso;
  3. Declaração de nada consta (emitida pela Biblioteca), informando que não possui débito com o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais;
  4. Comprovação de urgência;

Enviar toda a documentação especificada acima para o e-mail da secretaria geral (secrgeral@eci.ufmg.br) para que a mesma seja analisada pela Diretoria da Unidade.

A marcação da colação antecipada está condicionada à disponibilidade da Diretoria e da Secretaria Geral. Após a confirmação do pedido a secretaria geral confirmará com o (a) requerente a data, horário e local da realização da cerimônia. A colação é pública e o (a) formando (a) poderá convidar membros da família para assistir.

Assim que solicitado pela Secretaria Geral, o (a) aluno (a) deve efetuar o cadastro como usuário externo no SEI-UFMG para que possa assinar a Ata de Colação de Grau no dia da cerimônia. Somente após a assinatura da ata a Secretaria Geral enviará a mesma para que o colegiado do seu respectivo curso possa providenciar a emissão da declaração de colação de grau.

Portaria Nº 1951, de 24 de março de 2020, que autoriza os Diretores das Unidades Acadêmicas a executar remotamente a cerimônia de Colação de Grau, enquanto permanecer a decretação de emergência em saúde pública em decorrência da pandemia do COVID-19.

Resolução complementar 01/2018, de 20 de fevereiro de 2018, que aprova as Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Instruções para solicitar prioridade no registro – Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA)

Em alguns casos, existem interessados (as) que necessitam de seus diplomas e certificados com certa urgência, o que caracteriza um pedido de prioridade de registro. Isso só é possível, mediante a análise e aprovação de pedido de prioridade. Consulte maiores informações junto ao seu respectivo colegiado/seção de ensino.

Veja também as orientações constantes no site do DRCA que trata sobre o pedido de prioridade.