Sistema de Consultas

Atualmente todas as consultas eleitorais internas e escrutínios da Unidade são realizadas de forma online, por meio de votação secreta, através do Sistema de Consultas da UFMG.

As consultas eleitorais são destinadas a indivíduos que concorrem a cargos na Universidade como Coordenações de Cursos, Chefias de Departamentos, e representações em órgãos colegiados (Congregação, Colegiados de Cursos, Câmaras Departamentais, etc).

Já a opção de escrutínios secretos são utilizados para a realização de votações secretas em reuniões de órgãos colegiados.

As consultas eleitorais da UFMG foram viabilizadas em ação conjunta da CAC (Coordenadoria de Assuntos Comunitários), do laboratório Inscrypt do DCC (Departamento de Ciência da Computação) e da DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) visando implementar uma ferramenta, na UFMG, utilizando o software livre Helios Voting. Visando agregar mais segurança, confiabilidade e praticidade ao Helios Voting, na gestão dos processos eleitorais, a DTI desenvolveu o Sistema de Consulta da UFMG. Todas as informações relativas ao Processo de Consulta UFMG (online) estão disponíveis no site criado pela UFMG.

A Secretaria Geral da ECI/UFMG, optou pela padronização do fluxo de solicitações para uma melhor organização dos processos eleitorais internos da Unidade, além da possibilidade de acompanhamento do andamento da solicitação por meio do SEI-UFMG e melhor transparência de todo o processo eleitoral.

Como solicitar Consulta Eleitoral Interna

Como solicitar um Escrutínio