Colação de grau oficial

Constitui-se como ato acadêmico público e solene, realizado em sessão da Congregação da Unidade acadêmica da UFMG que sedia o curso. O ato de colação de grau é realizado após o encerramento do período letivo, conforme estabelecido no Calendário Escolar da UFMG.

A colação de grau ocorre sob a direção do Presidente da Congregação da Unidade (Diretor ou Vice) e conta com a participação dos estudantes que houverem cumprido todos os requisitos exigidos para a obtenção do diploma.

Em casos excepcionais, a requerimento do interessado e a critério da Diretoria da Unidade, poderá ser conferido grau em ato administrativo presidido pelo Diretor ou Vice-Diretor (colação antecipada), na presença de, pelo menos, duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade, em dia, horário e local acordados entre o requerente e o Diretor da Unidade Acadêmica.

Será facultado a diferentes Unidades Acadêmicas agruparem-se para a realização de cerimônia conjunta de colação de grau. Os colegiados dos cursos de graduação deverão enviar a lista completa de alunos (as) aptos a colar o grau à Secretaria Geral da Unidade, por meio do SEI-UFMG (Graduação: Colação de Grau). A Secretaria tomará as providências junto à Diretoria da Unidade, com relação à data e horário da cerimônia de colação de grau.

Atenção: A Secretaria Geral NÃO é responsável por diplomas, histórico escolar, entre outros. Para solicitar este tipo de documentação verifique diretamente com a Central Única de Graduações da Unidade.
Colação de Grau – 2º semestre de 2023 – Dia 12 de abril de 2024 às 19 horas – Local: CADII – Atenção: por motivos técnicos não será possível a realização da transmissão ao vivo do evento, tendo em vista a greve dos servidores do CAD02.

ROTEIRO DA COLAÇÃO DE GRAU OFICIAL

Orientações para a cerimônia de colação de grau

Respeitado o Regimento Geral da UFMG, as unidades acadêmicas podem definir, em seu âmbito, REGRAS ESPECÍFICAS PARA O PROCESSO DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMONIAL OFICIAL DA COLAÇÃO DE GRAU. ATENÇÃO: o roteiro da colação de grau NÃO será alterado. A colação de grau oficial não tem caráter festivo. Para isso, a turma deverá contratar cerimonial particular.

Veja as instruções para a colação de grau oficial – Resolução Nº 1, de 08 de março de 2023, que dispõe sobre a realização de solenidades de Colação de Grau no âmbito da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Visando atender ao disposto pela Portaria Nº 1951/2020/Gabinete da Reitora (anexa), para operacionalização do processo de colação de grau no SEI-UFMG, as Unidades Acadêmicas deverão seguir as seguintes instruções:

1) Cadastro do (a) aluno (a) como usuário externo:
Os (as) alunos (as) não possuem acesso direto ao sistema SEI-UFMG, sendo necessário que os mesmos se cadastrem como usuários externos. O (a) próprio (a) aluno (a) solicitará o cadastro externo e a Comissão Técnica do SEI-UFMG realizará a liberação do acesso, conforme fluxo descrito a seguir:
1.1) Com antecedência, a Central Única da graduação da unidade deve comunicar aos discentes que vão colar grau sobre a necessidade de se cadastrarem no SEI como usuários externos, através deste link. Todas as instruções para o cadastramento e posterior assinatura estão disponíveis no Manual do Usuário Externo UFMG.
1.2) O prazo para habilitação dos usuários no sistema (após o cadastro e o envio da documentação), conforme as instruções de cadastramento, é em torno de 2 dias úteis.
1.3) O cadastramento externo no SEI-UFMG é de responsabilidade do (a) próprio (a) aluno (a), sendo obrigatório que o realizem com a devida antecedência – pelo menos dois dias úteis antes da realização da data da colação de grau. A assinatura da ata será liberada logo após a conferência de presença na colação de grau. Atenção: A ata de colação de grau é compartilhada com os discentes que fizeram o cadastro externo. Atenção: Caso o mesmo seja feito fora do prazo, o discente deve comunicar à secretaria geral (secrgeral@eci.ufmg.br) para que seja possível a concessão de acesso ao documento.

2) Criação do Processo no SEI
No SEI, a secretaria geral da unidade acadêmica deverá:
2.1) Criar o processo Graduação: Colação de grau.
2.2) Incluir no processo criado o documento do tipo Ata, editando-o com as informações pertinentes.
2.3) Assinar a ata e disponibilizar o documento da ata para assinaturas dos (as) alunos (as) que fizeram cadastro no SEI-UFMG (recurso “Gerenciar Liberações para Assinatura Externa”) e incluir em bloco de assinatura para diretor da unidade, testemunhas e autoridades.
2.4) Compartilhar o processo com os colegiados/seção de ensino dos cursos de graduação, que deverão:
a) acompanhar a assinatura dos formandos (as) na (s) respectiva (s) ata (s) de colação;
b) emitir as declarações de conclusão de curso somente para os (as) alunos (as) que assinarem devidamente a ata de colação de grau;
c) orientar os (as) alunos (as) com relação à abertura de processo para solicitação de emissão de diploma de graduação;

INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES NECESSÁRIAS

Terão direito a participar da Solenidade de Colação de Grau em sessão solene e pública da Congregação, sob a presidência do Diretor da Unidade ou do Reitor, quando presente, todos os (as) alunos (as) que tenham integralizado o curso de graduação, conforme art. 92 do Regimento Geral da UFMG. Atenção: o discente que colar grau antecipadamente NÃO terá direito de participar da cerimônia de colação de grau oficial organizada pela Unidade.

DA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

Para início do processo de colação de grau, será necessário por parte do estudante o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela Universidade para cada curso de graduação. Tanto para o processo de colação de grau em sessão solene (colação de grau oficial) quanto para o processo em ato administrativo (colação de grau antecipada), deverão constar, pelo menos, os seguintes documentos:

1. Juramentos dos cursos:
* Arquivologia
* Biblioteconomia
* Museologia
2. Ata de colação de grau (elaborada pela Secretaria Geral e assinada pelos presentes na colação de grau e autoridades presentes);
3. Declaração de colação de grau (emitida e devidamente assinada pelos respectivos Colegiados dos cursos de graduação. Serão fornecidas somente após a assinatura da ata de colação de grau no SEI-UFMG);

BASE LEGAL

Base de conhecimento – Colação de grau
Regimento Geral da UFMG
Normas Gerais de Graduação da UFMG

Fonte: Base de Conhecimento SEI-UFMG